Fim de ano com mais segurança

Fim de ano com mais segurança

Fim de ano com mais segurança

Final de ano é sempre uma época de comemorações, seja para quem vai sair de férias ou para as pessoas que irão trabalhar normalmente. Neste período é fundamental adotar alguns cuidados no intuito de garantir a segurança dos colaboradores antes, durante e depois das festividades.

Principais riscos durante as festas de final de ano

  • Estradas: A melhor maneira de festejar é preservar a segurança de quem amamos. Para quem pretende sair de férias e pegar a estrada, é preciso seguir alguns cuidados com relação a:
  • Embriaguez: Infelizmente, durante as festas de natal e ano novo, grande parte das pessoas acaba exagerando na bebida. Esta é uma das principais causas de graves acidentes e até mesmo de morte nas estradas.
  • Revisão do veículo: É indispensável que o veículo esteja em excelentes condições de rodagem.
  • Cuidados ao volante: Para viagens longas, recomenda-se fazer paradas e alternar motoristas, já que os acidentes de trânsito muitas vezes podem ser causados por cansaço e sono. Vale lembrar que hipótese alguma o motorista deverá fazer uso de qualquer quantidade de álcool.
  • Banho de mar: É fundamental também tomar algumas precauções, principalmente no que se refere às crianças. O mar é traiçoeiro e até mesmo pessoas que sabem nadar há bastante tempo são surpreendidas por ele.
  • Cuidados com o sol: É indispensável jamais esquecer de usar protetor solar com alto fator de proteção e manter o corpo hidratado. Recomenda-se evitar muita exposição ao sol, já que isso pode ocasionar queimaduras e até mesmo insolação.
  • Fogos de artifício: Os fogos de artifício consistem no grande símbolo da virada do ano, iluminando os céus e fazendo a alegria de todos. Entretanto, eles devem ser manuseados por pessoas habilitadas para isso. Em hipótese alguma, pessoas que não tenham conhecimento deverão lidar com fogos de artifício. As consequências de possíveis falhas no manuseio são terríveis, podendo causar queimaduras muito graves, a perda do braço e até mesmo a morte.

É muito importante que as pessoas busquem aproveitar este período para renovar as energias para um novo ano repleto de objetivos, metas pessoais e sonhos a realizar.

A moderação quanto às festas de final de ano são fundamentais para garantir a segurança e a saúde de todos, não prejudicando o relacionamento com familiares, amigos e no ambiente de trabalho.

Para aproveitar bem o novo ano que se aproxima é preciso estar com as baterias recarregadas!