Sono e volante não combinam!

Sono e volante não combinam!

Sono e volante não combinam!

Os acidentes ocorridos por dormir ao volante são responsáveis por grande parte dos acidentes no mundo. Muitas vezes, o motorista está com sono, mas acha que pode enfrentar o caminho sem maiores problemas, o que pode resultar em uma colisão, capotamento, entre outras tragédias.

Por ser incontrolável, o sono deve ser respeitado e algumas atitudes devem ser tomadas a fim de garantir a segurança do motorista, de seus passageiros e de todos os outros veículos que circulam pela pista.

Veja algumas dicas importantes para evitar o sono ao volante.

  • Durma bem na noite anterior – É durante a noite, no sono, que o corpo repõe todas as energias e restaura as memórias mais importantes do dia. Se você não dorme o suficiente (entre 7 e 8 horas por noite), pode apresentar quadros de irritabilidade, desatenção e diminuição da coordenação motora, o que pode atrapalhar muito na hora de dirigir. Além disso, o sono não dormido pode aparecer em qualquer horário do dia, inclusive enquanto você está dirigindo.
  • Não tente barrar o sono usando bebidas com cafeína – Ao menor sinal de que os olhos podem se fechar a qualquer momento durante o seu percurso, a melhor solução é parar em um local seguro e dormir por alguns minutos, até que o corpo esteja revitalizado.
  • Faça exercícios para acordar o corpo – é importante mexer o corpo e realizar alguns alongamentos para se preparar para a maratona de estrada.
  • Procure um profissional quando achar necessário – Se você dorme a quantidade de horas estabelecida para uma boa noite de sono, e mesmo assim sente dificuldades para se manter acordado é hora de procurar ajuda profissional. Procure um médico para realizar exames e relate seu problema.